
Conheça o COMPASSO!
​
Queremos propor uma comunicação eficiente no âmbito da saúde e do bem estar coletivos
​
A propaganda governamental pela promoção de saúde e bem-estar nem sempre cumpre com seus objetivos. Na verdade, as campanhas produzidas pelo Ministério da Saúde, assim como pelas secretarias estaduais e municipais, constantemente apresentam equívocos graves.
​
O COMPASSO surge justamente da observação de três tipos diferentes (mas coexistentes) e recorrentes desses problemas: conteúdos equivocados, canais equivocados e processos equivocados. E é aqui que queremos fazer a diferença.
​
Mas, afinal, o que é o COMPASSO?
Quem somos?
​
O COMPASSO é o Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade da UFRJ.
​
Em 2020, estamos no nosso primeiro ano de atividade como projeto de extensão da Escola de Comunicação da UFRJ, sendo nossas áreas temáticas a Comunicação e a Saúde.
​​
​​​
​​​​

Qual é o nosso objetivo?
​
Visamos a selecionar, analisar e criticar a propaganda governamental direcionada para a promoção da saúde e do bem-estar coletivos, assim como propor projetos de comunicação eficientes e implementá-los nos mais diversos espaços sociais.
Com quem queremos nos comunicar?
​
Nosso público primário é constituído por agentes comunitários, profissionais de saúde, educadores e lideranças comunitárias, que podem ser multiplicadores das mensagens contidas nas nossas campanhas.
​
De forma secundária, nossos produtos se destinam à sociedade como um todo, mas especialmente às populações vulneráveis, historicamente afetadas pelos efeitos das incongruências das campanhas de comunicação e saúde promovidas pelo Estado.
Somos ensino,
pesquisa
e extensão
​
O COMPASSO se integra ao Laboratório de Propaganda, Saúde
e Sociedade, oferecido como disciplina regular do Ciclo Básico
do curso de Comunicação Social da ECO/UFRJ.
​
Ainda, possui parceria firmada com o Laboratório de Comunicação
e Saúde (LACES), do Instituto de Comunicação e Informação Científica
e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
​
A ideia é que ensino, pesquisa e extensão se articulem profundamente.

