top of page
  • Foto do escritorEdu

Não dá mais pra ser passivo

Escute esse conteúdo!


Hoje eu quero falar sobre como ser ativo.


“Mas a ideia não era prevenir a gravidez na adolescência?” O Tico deve estar pensando, e sim, a ideia continua sendo essa, a sua mente que tá pensando em outras coisas. Quero falar sobre como a gente pode ativamente falar sobre sexo em ambientes como a escola, que teoricamente já deveriam estar tratando do assunto.


“Mas por que eu faria isso?” O Teco deve ter complementado. Bom, além da principal questão, que é evitar que a gente saia fazendo as coisas sem saber como fazer direito, conversas abertas sobre sexo podem evitar vários outros problemas, como as ISTs (se você não sabe o que significa essa sigla, pode dar uma olhada aqui) e até o abuso sexual.


Informação é a chave, pessoal, e essa chave PRECISA estar nas nossas mãos.

Agora acho que já dá pra gente passar pra parte prática: como ser ativo?


Se o assunto não é abordado em sala pelos professores, principalmente pelos de biologia que têm a chance de trazer a anatomia humana pras aulas, então a minha sugestão é que você puxe o assunto!


Claro, não vai sair interrompendo a aula sobre função quadrática pra perguntar como é que se descobre o tamanho certo da camisinha (que aliás, se você ainda tem dúvida, dá uma olhada aqui). Mas você pode muito bem chegar pra aquele professor que tem um papo legal e que gosta de conversar sobre a vida com os alunos, e pedir que ele converse com a direção para colocar o tema dentro do plano de aulas da escola.


E, mesmo que a escola não aprove, sempre dá pra tirar dúvidas com os professores mais abertos, juntar os melhores amigos pra conversar e buscar informação fora do senso comum e dos pornôs (que eu sei que você já viu/vê).


Eu cheguei até a conversar sobre isso com a minha professora, a Lia (acho que já falei dela por aqui, né?) e ela foi super atenciosa. Inclusive, ela acabou de lançar um episódio que fala justamente da educação sexual nas escolas. Aperta o play aqui pra ver que professor não é nenhum bicho de 7 cabeças!


Deixo como meu último conselho nesse blog então algo bem simples, mas que nós sempre esquecemos: sexo é normal.


Se a gente naturalizar isso como algo simples e que faz parte da vida, fica mais fácil perder o medo e a vergonha de falar sobre. Então dá uma olhada em todo o nosso material e espalha por aí esses conhecimentos, porque agora nós estamos #ProntosPraEssaConversa ;)


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assédio sexual não faz sentido

Escute esse conteúdo! Poucas coisas nessa vida não conseguem ser explicadas racionalmente. Uma delas com certeza é o assédio sexual. Eu fico pensando o que se passa na cabeça do cara que vê uma menina

Sociedade patriarcal...?

Escute esse conteúdo! Vi um dado dia desses que tá me fazendo pensar até agora. Como é que em um país onde 93% da população acredita viver em uma sociedade machista, só 14% admite ser machista? Os núm

Sexo desprotegido e pílula do dia seguinte

Escute esse conteúdo! Gente, isso aqui tá quase virando um diário, mas preciso compartilhar uma situação que talvez vocês já tenham vivido ou acabem vivendo no futuro (mesmo eu dando todos os macetes

Prancheta 3 copiar.png
mockup_edu_linhabranca.png

O #ProntosPraEssaConversa é uma campanha de prevenção da gravidez na adolescência desenvolvida pelo Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Compasso - UFRJ).

Prancheta 4.png
bottom of page