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A ACT, coordenando a Rede de Promoção da Saúde e cofundadora da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, foca no controle das DCNTs (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) - tabagismo, alcoolismo, promoção da alimentação saudável e da atividade física.

O Compasso e a ACT se uniram com uma visão maior do que apenas a veiculação de peças publicitárias,
mas com a vontade de impactar a sociedade com mensagens pertinentes à vida de todos os cidadãos.

Trata-se de um
compromisso com a saúde, a informação de interesse
público e a provocação de debates relevantes entre o público.
Um verdadeiro ecossistema saudável.

No decorrer do projeto, os alunos realizaram as seguintes atividades:

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A equipe de Atendimento assumiu a comunicação direta com o cliente. Na reunião de briefing descobrimos as necessidades da ACT.

REUNIÃO DE BRIEFING

O time de Pesquisa dedicou-se a coletar e contextualizar dados sobre as DCNTs e veiculação para embasar a campanha.

PESQUISA DE DADOS
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

O time de Planejamento elaborou a estratégia de comunicação através da criação das personas, com o objetivo de amplificar o alcance da ACT. Para isso, em conjunto com Criação, apresentamos os KVs.

A equipe de Criação encarregou-se do brainstorm para a criação do conceito da campanha - “Sua versão mais fera” - que traz um tom leve e positivo, inspirando a vida saudável e criando conexões.

SUA VERSÃO MAIS FERA

No final do projeto entregamos todo o Plano Tático da campanha, além do mapa de mensagens e calendário de ativações. Tudo isso passando pelas jornadas das personas, com mockups de todas as peças.

ENTREGA FINAL

NECESSIDADES DA ACT:

Criar cultura

Não é só awareness. Precisamos criar cultura de uma vida saudável.

Protagonizar

A ACT tem o poder de liderar essa conversa.

Educar

A ACT é autoridade no assunto, com discurso informativo podemos educar.

Para a elaboração de uma estratégia que suprisse as necessidades da ACT, nós criamos as Personas da campanha:

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Vânia, 44 | Classe C | Bombeira, mãe solo | Hipertensa

Completa sua rotina com curso de inglês e passa o tempo livre com seu filho e nas redes sociais.

Segue influenciadores e se compara a eles. Com o cotidiano acelerado, recorre a ultraprocessados, comidas menos saudáveis e fumo. Isso ocasionou um quadro de hipertensão, o que a preocupa.

camila

Camila, 23 | Classe B | Publicitária e estudante | Não possui DCNT

O principal traço da vida de Camila é sua disposição para celebrar a vida e aproveitar experiências. Vive procurando o melhor programa para as noites do final de semana e, apesar de não exagerar, come de tudo sem restrições. Por vezes, extrapola no álcool e fuma vape para se enturmar.

dantas

Dantas, 56 | Classe C | Operador de máquinas e estudante | Diabético

Apesar de tarde, Dantas participa da Educação de Jovens Adultos à noite, após o expediente de trabalho. Há quatro anos, descobriu a diabetes. Isso o fez mudar a rotina com hábitos mais saudáveis

e prática de Muay Thai.  Se informa muito melhor sobre nutrição por conta por conta do grupo de diabetes nas redes sociais.

joana

Joana, 35| Classe B | Assistente jurídica, mãe | Não possui DCNT

É a tomadora de decisões da casa onde mora e, ao fazer compras, sempre pensava pelo mais prático. Isso acontecia até Pedro, seu filho, apresentar alto colesterol e alertá-la para a necessidade de hábitos mais saudáveis. Agora, busca mais informações sobre vida saudável e influenciar sua família e amigos.

Essas personas representam pessoas reais.

Elas se encontram em várias comunidades.

E cada uma tem a sua história.

 

Partindo disso, nos deparamos com um problema claro:

Essas histórias se limitam ao espaço de cada comunidade e não extrapolam esses muros.

 

Dar a atenção necessária para as DCNTs implica em amplificar o alcance dessas histórias.

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Por isso, criamos um movimento baseado em
Saúde, Prevenção e Promoção.

Para quem não tem DCNT.

E para quem tem também.

Ouvindo a história - ou crônica -, de cada um.

Sua versão mais fera pratica esportes

e está sempre em movimento

Incentivar e conscientizar

sobre saúde e bem-estar

através de hábitos.

Estar em exercício diminui o risco de DCNTs.

Experimente.

Uma alimentação saudável aciona sua versão mais fera.

Relacionar a alimentação saudável com um estilo de vida mais descolado e combater ultraprocessados.

Alimentar-se de forma saudável reduz as chances de desenvolver DCNTs.

Saiba mais.

Sua versão mais fera combina com um consumo consciente.

Alertar sobre os perigos de consumo de álcool e tabaco.

Tabaco e álcool aumentam os perigos de doenças crônicas não transmissíveis.

Cuide-se.

A partir desse mapa, vamos ver como a campanha se aplica...
Na saúde.

Das pessoas.

Em cada rotina.

Para isso, vamos resgatar a jornada das personas que nortearam nossa estratégia.

Mostrando a necessidade de impactar pessoas reais em situações reais dos seus cotidianos.

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vania.png
Vânia, 44
Classe C
Bombeira
Mãe solo
Hipertensa
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camila
Camila, 23
Classe B
Publicitária
Estudante
Sem DCNT
dantas
Dantas, 56
Classe C
Operador de máquinas
Estudante
Diabético
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joana
Joana,  35
Classe B
Assistente jurídica
Mãe
Sem DCNTs

VIDEO CASE CONCEITO

Para todas as peças em vídeo, produzimos um videocas e conceito que norteará tom, approach e mote dacampanha, baseado numa família de cinco pessoas.

Exemplo de aplicação: Anúncio no Youtube

ACT(COMP)-APP_Tático_FINAL.jpg

SPOTS 

ADS

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GPS.tif

APP de corrida

APP de GPS

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APP de horário de ônibus

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Banner em site de notícias

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REDES SOCIAIS

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NOTÍCIAS ACT

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Outdoor

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Tenda em evento esportivo

Panfleto

Brinde de eventos

INFLUENCERS

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BEM-VINDOS AO VOCÊ  + FERA

Pensando em conectar todas essas personar e rotinas, desenvolvemos o aplicativo 'Você + Fera'  que uma extensão digital da nossa campanha, pensado para engajar o público de forma interativa e personalizada.

O app foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a adoção de hábitos saudáveis e de ser um suporte diário na jornada de prevenção e combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)."

Realização

Este projeto foi desenvolvido pelos alunos da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no âmbito da disciplina de Publicidade, Propaganda e Saúde, em colaboração com o Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade da UFRJ (COMPASSO).​

© 2021 by Compasso - Sandro Tôrres de Azevedo

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